Decoração Inspiração – Evento em Casa

No clima de eventos, vamos falar sobre ser a anfitriã??

Um dos tipos de eventos que mais gosto de organizar são as pequenas reuniõezinhas em casa! Seja um jantar romântico a dois, uma fofoquinha com as amigas ou um encontro mais refinado open house, eu sempre gosto de surpreender e dar um toque pessoal onde todos percebem o carinho empenhado. E como é gostoso quando fazem o mesmo por vc, né?!

Tudo conta, seja uma sobremesa que vc preparou especialmente para a ocasião, a champagne que vc colocou para gelar previamente, um salgado que você encomendou, guardanapos novos, toquinhos de decoração…

Geralmente “comida, decoração e trilha sonora”,  aliados a um toque de criatividade, criam a atmosfera perfeita para seu evento. Mas a regra número um sempre é: deixar os convidados à vontade. Portanto, bom senso e jogo de cintura são as principais características de um anfitrião nota dez.

Quando falamos em descontração, existe uma dica muito legal que usamos na arquitetura: luzes indiretas! Se vc, assim como eu, tem somente plafons na sua sala: use e abuse das velas. Lembre que, além da mesa, aparadores, estantes, prateleiras… também são lugares para as velas.  Aproveite a TV como fonte de luz deixando um DVD com a música ambiente sempre tocando. Vale lembrar de abajoures e luzes de ambientes vizinhos, como da churrasqueira ou da cozinha (quando ela é integrada à sala)

Toda iluminação já é decoração. Velas também… procure, da mesma maneia que espalha as velinhas, espalhar flores. E aí vai da criatividade de cada um, vale em vasinhos, soltas, compondo um arranjo com as velas…

A dica com as cores, para quem tem dificuldade em coordená-las é:

– 3 cores (2 fortes 1 neutra)

– 3 cores (degradé entre elas)

– 3 cores (preto e branco + 1 cor; branco e prata + 1 cor; + branco e dourado + 1 cor)

Algumas cores são chavões, mais fáceis de obter bons resultados, como ocres + branco + cores quentes. E as cores quentes ainda ajudam naquela sensação de descontração que todos procuram! (Acreditem, preto é uma cor mais sisuda neste sentido).

Texturas diferentes coordenadas entre si são um deferencial muito legal! Da mesma forma que se misturam texturas, vc pode misturar louças clássicas e modernas… e por falar em misturar, vc pode muito bem alternar cores e estampas de forma “positivo/negativo”, o que pode até ser uma solução para quem não tem um jogo completo de mesmas louças e/ou copos.

Usar elementos naturais como frutas, flores e pedras nos arranjos e nas meses também costuma ser garantia de bom resultado! Se for algo inusitado e diferente, melhor ainda! Experimente!

Aqui temos velas; branco + cores quentes; elementos naturais: água e vegetação; sofisticado: vidro; diferentes texturas.

Velas, branco, elementos naturais: areia, pedras e palha; sofisticado: vidro.

Velas dispostas na mesinha de centro.

Fonte: Casa Vogue e Living

Branco + dourado + laranja; diferentes texturas (trilho, guardanapo, louças); elementos naturais: flores, mesa de madeira rústica aparente; sofisticado: louças clássicas. Preste atenção nos guardanapos somente dobrados.

Preto + branco + marron amadeirado. Alguns detalhes que merecem atenção: o trilho colocado no sentido de largura da mesa em substituição ao lugar americano. O uso das romãs e a poposital aparição da mesa em tom amadeirado, em harmonia com o tom das romãs. Flores e louças brancas que  não competem e destacam a cor da romã e a textura dos tecidos. De sofisticados, somente os talheres e já bastam. Guardanapos mais uma vez somente dobrados.

Fonte: Casarei

Imagem 1 -Elemento natural inusitado (em minha homenagem, claro, hahaha) dourado + branco + marron.

Imagem 2 – laranja + amarelo + ocre. Detalhe inusitado sobre o guardanapo. Texturas das louças coordenadas entre si.

Imagem 3 – Velas, elementos naturais; tons em degradé entre si. E os guardanapos mais uma vez…

Imagem 4 – Ocre + marron + toques de amarelo + verde podre de chique. Velas; textura das louças clássicas (sofisticação); elementos naturais: frutas, nozes e folhas.

Quando falamos em comida, a intuição e o perfil dos convidados ajuda mais. A dica é escolher coisas que sejam fáceis de comer, que não grudem nos dentes, que matem a fome! Servir aperitivos é de bom tom SEMPRE! Queijo e vinho são clássicos,  mas quando falamos em recepção em casa, vale até um salgadinho (devidamente servido em um recipiente fora do pacote, claro, ahaha). Patês e pão sírio também são bem vindos e fáceis de preparar (se optar por patês, lembre de servir mais de um sabor, ok?). No frio, uma sopa ou consomé são ótimos.

Como os aperitivos normalmente não são servidos na mesa, o ideal é que se encontre uma forma de servir onde o convidado não tenha medo de derrubar algo no chão (e por isso, se sentir evergonhado em se servir). Uma maneira criativa de servir aperitivos que necessitam de palitinhos ou de contato direto com as mãos, é serví-los já nos palitos. E aí, mais uma vez, vai da criatividade de cada um em inventar algo legal.

(E como curiosidade: quando vc tem que pegar um aperitivo diretamente do prato, primeiramente procure uma maneira de higienizar as mãos, então, segure o guardanapo em uma mão e pegue o canapé na bandeja com a outra mão. O guardanapo serve para aparar as migalhas e limpar-se, não para segurar o canapé e muito menos para pegar um novo canapé na bandeja com o seu guardanapo sujo que usou para limpar a boca, ok?! Como bom anfitrião, assim que os convidados entrarem na sua casa, ao indicar o local para que eles se sentem, indique também o banheiro e FALE para que fiquem à vontade caso precisem lavar as mãos! Em tempos de inverno, álcool gel é produto de limpeza indispensável em uma recepção)

Aperitivos servidos em palitos.

Servindo consomé ou sopa com criatividade.

Para sentar-se à mesa é sempre bom lembrar algumas regrinhas de etiqueta. Quando estudei etiqueta, a coisa mais importante e valiosa que aprendi e nunca vou me esquecer é: a etiqueta é feita para incluir e não excluir e deixar outra pessoa constrangida. As regras foram criadas justamente para que a educação fosse mantida, para que vc sentasse à mesa sem constranger às demais pessoas com maus modos. Portanto, essa é a principal intenção. Se vc domina e alguém ao seu lado não, é seu dever seguir a principal regra: tratá-lo com a mesma educação e não com superioridade.

Vamos às regrinhas:

1 – faca é somente para cortar os alimentos e não para juntá-los. Quando ela não está sendo usada, deve ser descansada no prato; e não existe regra rígida para a sua posição no prato, alguns encostam apenas a ponta, outros apoiam a faca toda, whatever, o que é obrigatório: se vc é destro, vc deve cortar os alimentos com a faca na mão direita e descansá-la do lado direito do prato também, se vc é canhoto, o contrário.

2 – o garfo serve para pegar a comida e levá-la a boca. Se ele não estiver fazendo nenhuma dessas duas coisas, ele também deve estar descansando. Seja enquanto vc mastiga ou enquanto vc conversa. É super desagradável a pessoa gesticulando com garfo na mão.

3 – na hora de comer socialmente, a principal tarefa é socializar e não comer, ok?! Converse, argumente, comente, elogie. Ninguém quer jantar com uma pessoa que só tem boca e olhos para a comida.

4- coma pouco de cada vez. Não há problema algum em repetir, quantas vezes vc quiser, mas o prato jamais deve ser totalmente cheio.

Para deixar o post mais completo, deixo aqui também a forma de organizar uma mesa segundo as regras de etiqueta.

1 – Prato de jantar (será substituído à medida que os outros pratos forem servidos);
2, 3 e 4 – Garfo de salada, garfo de peixe e garfo de jantar;
5, 6 e 7 – Colher de sopa, faca de peixe, faca de jantar;
8 e 9 – Prato e faca de couvert;
10 e 11 – Garfo e colher de sobremesa;
12, 13 e 14 – Taças de água, vinho branco e vinho tinto.
Observação: pode haver uma taça de champanhe, e essa ficará após a taça de vinho tinto.

E por hoje é só! Fiquem à vontade para acrescentar algo que eu tenha esquecido e/ou pedir alguma dica que tenha faltado!

Termino reforçando os principais pontos: criatividade, ousadia, jogo de cintura, bom-senso e SEMPRE: “deixar os convidados à vontade”

18 comentários

Filed under Decoração Inspiração, Home Tips

18 responses to “Decoração Inspiração – Evento em Casa

  1. Adoro receber amigos em casa…
    Flores e velas são sempre bem vindas…mas ahh, sou louca para ter a minha casinha e poder fazer mais recepções!!

  2. Bella Chibior

    Adorei as decorações! Assim como a flávia tbem queria minha casinha pra receber os meu convidados e fazer td do meu jeito!
    Muito legal o post!
    Bjsssss…

  3. Carol K

    Adorei o post, ja anotei várias dicas pra qdo for receber em casa… hehe. Bjooo.

  4. Guta

    Que ótimo esse tópico Vi! Muito útil para nós casadinhas! Adorei as dicas!

  5. Celina

    Mto legal o post Vi! Sou péssima na cozinha (o marido é o chef da casa!), mas sou fera nos aperitivos e decoração! Adorei as dicas! Entro com frequência em alguns blogs relacionados ao assunto e procuro sempre renovar as ideias! Adorei seuas dicas de cores….tenho uma certa dificuldade em combiná-las, por isso acabo ficando sempre nos tons mais neutros. Uma ideia para outro post são dicas de recipientes “caseiros” para decoração (para velas, flores…). Adoro!
    Bjos e parabens!

    • Aqui em casa o marido tbm é o chef =( hahaha, mas estou treinando bastante para tentar não fazer feio!
      Que bom que gostou do post e adorei a idéia de dicas para os recipientes!
      Vou começar a postar algumas coisinhas sobre bricolagem e tentar fazer alguns passo-a-passos para as leitoras, ok!?

  6. Lú Chueire

    Então, uma delicadeza que sempre dá um toque especial é colocar algo na mesa, que vá além da louça e de um candelabro, ou vaso de flores… Alguns galhos ou folhas secas direto em cima da toalha ou algo do tipo, fica lindo.
    E, como vc disse, convidados devem se sentir a vontade, e para isso o anfitrião tb, ficar “fazendo sala” acaba com o clima da festa!

    Beijo

    • Bem lembrado, Lú! O anfitrião “fazer sala” não é legal… o ideal é que você esteja aproveitando o momento bem despreocupada junto com todos!
      Se precisar se ausentar, não crie cerimônias e faça tudo com leveza e alegria!

  7. Isa

    Viiiii!!! Adorei esse post!
    Como eh gostoso ter nossa casinha e fazer agrados para quem amamos!!! Vou usar varias dicas. =)
    Beijos

  8. Débora

    Vi querida,
    Amei esse post! Adoro receber amigos e sempre procuro fazer algo diferente… vou anotar todas as suas dicas!
    Beijos e mais uma vez parabéns pelo blog🙂

  9. Amei…acho tão legal receber em casa com estilo, é tão elegante…é tão, tão… francês, hahaha! Mas é verdade, toda essa elegância para receber em casa faz parte da cultura francesa, e eu adoro de paixão! Queijos e vinhos, então!!!!

    Beijos =)

  10. Vi querida!! seu blog esta cada dia melhor!! Amei o post, adoro fazer jantarzinhos e reuniões lá em casa. E já anotei muitas diquinhas viu??

    beijokas estraladas*

  11. Mel

    Vi adorei todas as suas dicas, o blog está cada da melhor!!!

    Beijokas

  12. Pingback: Acompanhamento Dudu – 5 meses e meio « Virgínia Guimarães

  13. zulmar

    ola, gostaria de informar que a sequencia dos copos estão erradas.
    O maior é para água. É posto diretamente à frente das facas, à direita, portanto;
    – O copo pequeno e bojudo, de haste comprida, é para vinho branco;
    – O médio, para vinho tinto.

    😉

    • Oi Zulmar… obrigada pela contribuição

      As legendas não estão colocadas em ordem respectiva aos números do gráfico aqui no blog! O gráfico foi tirado do livro Organização de Eventos da Carmen Zitta!! Mas encontramos algumas variações entre as posições das taças em outras biografias…
      Vale ressaltar que posicionamento no canto superior direito é sempre o correto e para servir, o copo maior sempre é o da água, o menor para vinho branco e o médio para vinho tinto!
      Há ainda a taça de champagne que pode ser usada e esta é estreita e alongada.

  14. Pingback: Decoração Inspiração – Recebendo em Casa | Virgínia Guimarães

  15. Pingback: Click – Acompanhamento Dudu – 4 meses e meio | Virgínia Guimarães

Comente aqui!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s