Agenda Cultural

Olá Pessoal!!

Fui só eu, ou vocês também sentiram que essa semana passou voando??

Hoje vim dar duas dicas de coisas legais para este final de semana!!

Uma delas, para variar, é de cultura francesa (minha paixão), hahahha: Dia 04/12, sábado, acontece o evento RUA DA FRANÇA aqui em Curitiba!

Como parte das comemorações dos 65 anos da França em Curitiba, a Aliança Francesa, a Câmara de Comércio da França – Brasil e a Comunidade Francesa de Curitiba promovem  em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba este festival gastronômico e cultural que começa a partir das 12h. O evento será ao ar-livre, ali na Prudente de Moraes (1101), em frente à Aliança Francesa.

A programação prevê atividades culturais e artísticas, aulas de culinária e de língua francesa, de sensibilização à cultura, oficinas e jogos.

Segundo a diretora da Aliança, Laure Gyselinck, o dia “será um festival gastronômico e cultural com objetivo de deixar os participantes mais perto da terra conhecida pelos os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Nosso objetivo é realizar um evento típico da França, nos moldes do primeiro, que aconteceu na abertura do Ano da França em Curitiba, em 2009, proporcionando contato com a cultura francesa, além de divulgar o savoir faire da gastronomia, empresas e as instituições francesas em Curitiba”

Para esta tarde de imersão, estão previstas atividades culturais como oficina de pintura e shows musicas.

Com a temática: “1905, um verão em Collioure” (que ensinará técnicas pra reproduzir obras de Matisse e Derain) as artístas plásticas Valérie Lonchambon e Mélanie Grande Sanders ensinarão todos os segredos dos clássicos da pintura universal.

A partir das 12h30 a cantora suíça Edith de Camargo cantará um repertório de música popular francesa, acompanha por um acordeom.

Ainda terá exposição fotográfica, com cliques de Sylvain Bureay e Luciano Cezar. E exposição de bonecas, sobre a história da moda francesa, entitulada “História do Vestido na França  da Idade Média aos anos 50”, de Thérèse Aubreton (pesquisa histórica) e Fernanda Gomides. As visitas serão guiadas pela própria pesquisadora.

Durante todo o dia as crianças terão atividades no “Espace Enfants”. Onde eles farão visitas virtuais por Paris, com a ajuda de pequenos guias e aprenderão a preparar “crepes” franceses, aprendendo o nome dos ingredientes na língua francesa.  Para fechar o dia, irão conhecer Paris com o auxílio da Bruxa Onilda.

Segue aqui o Menu Culturel e o Menu Gastronimique, com todo o programa do evento, cardápio e valores:

Rua da França
Local: Frente a sede da Aliança Francesa, Rua Prudente de Morais, 1101
Dia: 4 de dezembro
Horário: 12h às 18h
Informações: 41 3223 4457 ou através do email: info@afcuritiba.com.br

E o segundo evento, que não tem NADA a ver com o primeiro, ahahhaha, é o Festival Aéreo do Aeroclube do Paraná, que irá acontecer nos dia 03, 04 e 05, no aeroporto do Bacacheri, com direito a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no dia 04, às 15:30 com entrada franca.

E tem promoção promovida pela rádio Mundo Livre FM. Cadastrando-se no site, você pode ser sorteado para um passeio panorâmico de monomotor com direito a acompanhante pela cidade de Curitiba, delícia, né?! Faz tanto tempo que eu não vôo de monomotor. E, na verdade, nunca voei de Aero Boero, somente de Cessninha… claro que já me inscrevi na promoção, hahaha!!

Então vamos jogar ovos no telhado e torcer para um final de semana de tempo bom para podermos aproveitar esses eventos culturais ao ar-livre, né?!😉

Beijos

Vi

8 comentários

Filed under Agenda Cultural, Sem categoria

8 responses to “Agenda Cultural

  1. Amiga nem senti a semana passar! Loucura!!! Agora com essas festividades de final de ano os dias vão voar!!! rsrsrs….
    Adorei as dicas Vi!!! Bjs e Bom FDS!

  2. Pingback: Tweets that mention Agenda Cultural | Prêt-à-Fêter -- Topsy.com

  3. Lú Chueire

    Ovos no telhado? Não entendi.

    • Lú!! É uma simpatia, hahaha… para Santa Clara fazer parar de chover!
      hahahaha! Segundo a simpatia, vc deve colocar um ovo no telhado ou no lugar mais alto de sua casa e rezar para que Santa Claro não traga chuva, hahahahaha e eu sempre tiro sarro com minhas modelos e noivinhas, dizendo que aqui em Curitiba devemos colocar logo a galinha inteira no telhado para que todos os ovos fiquem sempre por lá!! hahaha

  4. Nelci

    Além de fotógrafa, pode dar um pitaco na área do jornalismo. Muito bo a “matéria”, hahaha…

  5. Mariana Carvalho

    Fotógrafa linda minha! hehehe
    E como essa semana passou voandoo! E como está chovendo tb einn…rsrsrs
    Muitos ovos no telhado!
    Acho que tem alguém que vai gostar dos aviões…hehehe
    Adorei as suas dicas…Inclusive sobre a França! Depois da prova de francês que tive hoje, um passeio Francês seria o máximo…
    Beijinhos

  6. Pingback: Rua da França | Prêt-à-Fêter

  7. Pingback: Rua da França | Virgínia Guimarães

Comente aqui!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s