Decoração Inspiração – Recipientes para flores

O post de hoje é especial para a Lú, do Mundo de Luluzinha, que há um tempo atrás me pediu para eu dar dicas sobre recipientes, para colocar flores, que podemos achar em casa.

Então aqui vão várias idéias “trop chou” que todos podem se inspirar! Tanto para festas, como para o dia-a-dia… em casa, no escritório e assim por diante!

E no bem da verdade, praticamente todo recipiente é passível de receber flores e plantas para uma decoração. É possível dispô-las de forma harmônica em qualquer tamanho e formato de vaso, basta somente um pouquinho de conhecimento e criatividade!

Para fazer as composições sempre em harmonia, têm alguns macetinhos super fáceis de assimilar:

 

Tacinhas de sobremesa podem virar vasinhos. Fonte: Martha Stewart

Neste caso aqui em cima, a harmonia ficou por conta de arranjos baixos e cheios.

Como as tacinhas são baixas, precisamos achar flores com caule curto e mais cheias para que não fiquem apoiadas em um dos cantos da taça. Para que os arranjos não pendam para nenhum lado e fiquem centralizadinhos, o ideal é que sejam cheios ao ponto de se apoiar na borda das taças e seu caule apenas encoste na água e não no fundo da taça.

 

Mais uma taça servindo de vaso. Fonte: Martha Stewart

E aqui eu queria ressaltar para você que quando eu falo em flores, não me refiro necessariamente às flores, e sim à vegetação em geral! Tá aí um exemplo super legal de arranjo inteiro de folhagens e absurdamente lindo!

 

Misturando Jarros, copos, garrafinhas… e misturando o tipos de flores também

Ainda sobre os caules, quando aumetamos o comprimento do recipiente, aumentamos o tamanho do caule (ok, é óbvio, haha), e aí não há problema algum em a planta pender para um dos lados. Inclusive este é o charme.

O segundo macete para harmonia desse estilo “coloquei uma flor num vasinho e ficou lindo” é justamente fazer uma super mistura. Vários tipos de recipientes e vários tipos e cores de flores. A mistura de textura, embora pareça perigosa, é algo super fácil de acertar. As plantas entre si possuem uma harmonia imensa por natureza. Nas cores, para não virar carnaval, pode-se escolher 3 tons e combiná-los.

 

Foto: Larissa Guimarães

Essa decoração foi no casamento da Pri e do Thiago. Temos composição de recipiente baixo (vidro de comida em conserva) e outro alto (garrafa) e seguindo os mesmos truques de caule. E mais um acréscimo fofo: fita!

 

Fonte: Marta Stewart

Aprimorando a composição, o segredo desse arranjo é unir o caule de pequenos núcleos antes de arrumá-los no recipiente.

Enfeitando o fundo do vaso com pedrinhas

Quando o recipiente é grande, uma dica legal é colocar algo (pedrinhas, bolinhas de gude, argila expandida) no vaso para decorar o seu fundo. E, neste caso, as pedras podem ajudar a fixar o caule para que a flor fique exatamente no lugar que vc quer, sem pender para nenhum lado.

 

Decorando o fundo com botões

Hummm… aqui vai o truque: são dois recipientes um dentro do outro! No de dentro, fica a água e os caules, no de fora os botões que escondem o primeiro.

Para a montagem destes arranjos do estilo buquê, a técnica é ir colocando flor por flor direto no vaso, e não montar primeiro e tentar colocar tudo junto!

 

Vasinhos de barro - Fonte: Martha Stewart

Vamos desafiar as leis da física?? hahaha…

 

Bule

Um dos exemplos mais românticos, que eu adoro! Vale com xícaras, bules, ânforas, etc..

 

Jarra

E não precisa necessariamente ser um bule ou jarra romântico e retrô.

 

Recipientes largos

Quando o recipiente é alto e largo, a dica de montar um arranjo cheio prevalece. A intenção, mais uma vez, é apoiar as flores na borda do vaso. Aí podemos usar várias flores com caule longo e montarmos uma espécie de buquê para cada vaso.

 

Garrafas, garrafinhas, garrafetas...

Flores solitárias, galhinhos de árvore, até folha solitária vale! As garrafas coloridas ficaram lindas. Mas lembrem-se, a quantidade de garrafas coloridas e transparentes tem de ser proporcional entre si: todas coloridos, ou todas transparente, ou meio/meio, ou um terço, bem dispostas!

 

Fugindo dos conceitos

O bom de ter regras, é poder quebrá-las.

Nada impede que siga-se a regra de usar caule longo e arranjo cheio para este formato de recipiente, mas a pessoa que montou o arranjo aproveitou que o fundo dele tinha uma depressão e posicionou os caules das rosas nele.

Rosas bonitas, quase idênticas entre si, colocadas com muita paciência e simetria. Fita para arrematar: sucesso!

 

E quem disse que precisa de caule??

Juro que olho essa foto e imagino alguém voltando a pé para casa e roubando uma flor de cada jardim que encontrasse flores amarelas. Chegou em casa e colocou-as neste vaso com água.

 

Fonte: 100layercake

Mais uma de evento, com aquela mistura que a gente ama. Garrafas, garrafinhas, coloridas e transparentes, decanter… folhas, flores, galhinhos…

 

Vaso na lâmpada incandescente

E quando a gente diz que vale tudo, é porque vale tudo MESMO!

 

Flores em gavetas - Fonte: Oh Joy

E, para terminar, meu preferido: cores alegres e usando as gavetas.

 

Agora que já sabem os truques, é só ir atrás das suas flores de corte favoritas e se aventurar montando seus arranjos!

 

Lú, espero que tenha gostado! E agora vou contar pra todo mundo que o post foi especial pra você, porque é a mais nova SENHORA de Curitiba!

É, a Lú casou na última sexta-feira e eu fiz os clicks do big day dela! (que estava maravilhosa!!)

 

Espero que todos tenham gostado e fica aqui mais um beijo da ruiva!

😉

 

Vi

11 comentários

Filed under Decoração Inspiração

11 responses to “Decoração Inspiração – Recipientes para flores

  1. Mari

    Vou ser a primeira… VIVAA!
    Adorei o vaso com botoes, vou tentar fazer aqui em casa, mas nao garanto que fique bom porque eu nao sou nada jeitosa hahaha.. alias flores vivas eh uma coisa que toda casa devia ter, eh lindo e da uma leveza no ambiente!!!
    E aquela foto da mesa de casamento da Priscila e Thiago eh daquele que vc tinha falado? Lindoo.. adrei!
    Que Deus abencoe essa minha amiga prendada e lindaa pra que ela continuo nos trazendo essas dicas otimas!!
    AMOOO

  2. Lindos! Adorei o post…adoro colocar flores em recipientes não feitos para isso!!!
    Bjs

  3. tenho na minha casa 6 garrafas de Heiniken que uso para colocar flores e adoro!!! fica bem lindo e deixa o ambiente com cara de feliz!! principalmente em churrascos!

  4. Amei o post vi!! adorei a idéia das garrafas e vidro de conservas, com o toque da fita ficou um mimo!! e nada como um vaso com flores para alegrar um abiente neh??

    beijinhuss

  5. Julia Guedes

    faz tempo que quero testar a ideia das lâmpadas, é tão simples e fofinha! agora, do post a que mais me conquistou foi a da martha stewart (sempre, hahaha), uma combinação de cores tão linda!

    beijos!

  6. Ahh.. adorei!
    Para mim, uma casa sem plantas não tem vida! E como amo flores, sempre tem algum vasinho por aqui, mas eu adorei as dicas criativas!

  7. Pingback: Decoração Inspiração – Recipientes para Flores (parte II) | Prêt-à-Fêter

  8. Fernanda Monteiro

    Que coisa mais linda, idéias extremamentes criativas!!
    Quero fazer aquela da “lei da física” Cada um mais linda que a outra, esse dias comprei em uma floricultura online, flores lindonas mesmo, o site se chama flores online eles possuem vários arranjos lindos também! Posso deixar como indicação para todos aqui no blog🙂
    http://www.floresonline.com.br/
    Beijooos!

  9. claudia

    lindo, amei
    sempre visitarei este site, tem muita cisa boa
    muito legal adorei

  10. Olá gostaria da explicação de como fazer o arranjo com as lâmpadas pois preciso fazer vários mas com uma única flor dentro da lâmpada e não sei como abrir em cima para colocar a flor! se puderes me ajudar ou mesmo se tiver que comprar alguma apostila por favor me passe seu endereço.adorei todos os arranjos.lindos..obrigada aguardo ansiosamente pela resposta pois preciso fazer esses arranjos para o mês que vem !

    • Olá, Rosa!! Você pode abrir o topo das lâmpadas com uma faca, canivete ou abridor… e finalizar com lixa própria para metal para dar acabamento e evitar cortes no manuseio!
      Os furos para pendurar o fio ou arame podem ser feitos com faca, agulha ou furador!

Comente aqui!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s