Decoração Inspiração – Espelhos

Como boa arquiteta que sou, hahaha, impossível pensar em decorar um ambiente sem pensar aonde terá um espelho! Esse objeto mágico, capaz de duplicar tudo!

Redundante e quase um conhecimento popular, espelhos são objetos que, além de funcionais, são decorativos, proporcionando elegância e sensação de amplitude aos espaços.

É muito comum visitarmos apartamentos decorados (ainda mais os lançamentos compactos, com menor área útil, destinado a pessoas que moram sozinhas ou jovens casais) repletos de espelhos e lindos na mesma proporção.

Mas, a proposta do post de hoje não é ser redundante! Mais uma vez estou aqui para provocar, questionar e inspirar!!

Por que não ser diferente e, ao invés de usar um espelho retangular, usar espelhos individuais (em banheiros com cuba dupla) ou vários espelhos espalhados pelo ambiente?!

Pode ser uma forma de economizar (sem precisar aplicar o espelho em toda a extensão da parede) e evitar a disputa para ver seu reflexo! Enquanto ele está em frente a cuba escovando os dentes, você pode retocar o rímel em plena harmonia, haha…

E preciso comentar que me apaixonei, tanto pelo design, quanto pela ousadia da primeira foto (retirada do Pink Wallpaper). Um espelho na mesma parede da janela!? Poder se enxergar iluminada com luz natural em grande intensidade?!

E já que estamos falando em questionar padrões, que tal mandar fazer um corte totalmente personalizado para os espelhos?

Os cortes em formatos variados, assim como os bisotados, são cada vez mais comuns e feitos diretamente nas vidraçarias.

Esta última foto é da loja Ciao Mao. A proprietária, Priscila Callegari, mandou cortar estes espelhos em círculos de aproximadamente 20cm de diâmetro em uma vidraçaria e aplicou-os formando esta composição com fita dupla face de 3mm, super simples.

E estes espelhos fofos, criativos e incríveis são da empresa francesa Domestic

No site você pode verificar o preço destes e de outros modelos e, também, comprá-los com pagamento via PayPal.

Ótima notícia: eles entregam no mundo todo!🙂

E , agora, criando polêmica, vamos falar de espelho no teto?!

Devido ao nosso repertório (seja pessoal, de filmes, ou mesmo convenção popular), ao juntarmos estes dois locais, a associação imediata a motel vem à cabeça, né?!

Então, vamos, por uns segundos, esquecer e descondicionar! Não vamos pensar na imagem do espelho acima de uma cama e imaginá-lo, por exemplo, na sala, que tal?!

A primeira foto é do ambiente Sala de Estar e Galeria da Casa Cor São Paulo 2011, projetada pelo arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris e pela designer de interiores Iara Kílaris. Eles usam uma luminária com base em espelho que, além de trazer suntuosidade e elegância ao espaço, otimiza a capacidade de iluminação da mesma. Ao contrário da ilusão de duplicidade que os espelhos causam aos objetos, a quantidade de luz é realmente duplicada (a diferença é que a luz duplicada não será direcionada para o mesmo ponto focal)!

A segunda imagem é do Centro de Comunicação do Museu Groninger, na Holanda, projetado por Jaime Hayon

Além da elegância e da otimização da iluminação, o caso específico do uso de espelhos no teto causa a sensação de pé-direito duplo, ou seja, tem-se a impressão de que o teto possui o dobro da sua altura. E um ambiente com pé-direito duplo é muito mais rico e interessante aos usuários.

E, antes de passar para as inspirações do uso de espelhos em eventos, seguem algumas curiosidades sobre espelhos segundo o Feng Shui:

– Se colocarmos um espelho acima da porta de entrada, do lado de fora, protegemos nossa casa das energias negativas.

– É muito bom ter um espelho ao lado da porta de entrada. Ele dobra a entrada de oportunidades e retém as energias negativas

– Em contrapartida, não se deve colocar um espelho alinhado com a porta de entrada, pelo lado de dentro da casa. Esta posição é muito perigosa, pois o espelho irá reflectir toda a energia negativa, mas também toda a energia positiva.

– Como “mesa farta é mesa próspera”, ter um espelho refletindo a mesa de jantar significa aumentar a prosperidade. Para atrair mais abundância, coloque sobre a mesa uma bela fruteira ou flores vermelhas ou amarelas. (Se sua mesa está ao centro do ambiente, por que não usar uma luminária com espelho como a deste post? ;))

– No quarto, o espelho não pode reflectir as pessoas deitadas. Os chineses acreditam que “se ver dormindo” atrai má sorte.

– Cuidado com espelhos diante de janelas. Ele tem o poder de refletir tudo o que a janela mostra. Seja a energia própera de um parque ou jardim florido, como o clima tenso do trânsito ou hospitais.

Na mesma linha de raciocínio de amplitude e duplicidade, que tal ver o espaço que você alugou ampliado?

E melhor ainda, que tal saber que você pode duplicar a quantidade de flores e arranjos como num passe de mágica?

Hahahaha…

Mas, cuidado! O uso de espelhos em eventos deve ser usado com muito critério!

E esse critério é: deve-se ficar claro para qualquer um que espelhos são espelhos! Afinal, ninguém quem enganar os convidados e fazê-los pensar que “têm mais mesas depois daquela coluna” ou vê-los tentando pegar “aquele docinho ali” e dando um tapa em um espelho!

Por isso, o ideal é usar espelhos na horizontal (em mesas e suportes…) e na vertical somente em paredes, com molduras geralmente mais pomposas e salientes (quanto maior o espelho, maior a moldura)

E, para finalizar o post, mais uma polêmica! =p

A passarela de espelhos!

É muito particular e delicado  (para curiosidade geral: eu, particularmente, não acho legal! haha)

Para quem gosta e sonha em ter uma assim no seu grande dia, saiba que os boatos são que terá de desembolsar uma quantia de 4 dígitos para desfilar sobre uma!

E vocês o que acham?!

Prontos para olhar com mais atenção para os espelhos daqui para a frente?!

Gostaram?!😉

Beijinhos

Vi

4 comentários

Filed under Decoração Inspiração

4 responses to “Decoração Inspiração – Espelhos

  1. Eu queeeero o do “Alice in Wonderland!” hahaha

  2. glad to know about something like this.http://www.agraupe.net

  3. Post Lindo, Vi! =) Adorei.

    (não to conseguindo comentar nunca =/ – 3º tentativa)

  4. Adorei os espelhos no teto.
    Aliás, lustres com espelhos acho um luxo.
    Tenho um, mas é pequeno, coisa simples!
    Esses estão lindos.

Comente aqui!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s