Decoração Inspiração – Pergolado e Caramanchão

Tenho certeza que esse post vai agradar uma pessoinha em especial e ela sabe quem é… hahaha 😉

Meus amores, hoje trouxe um pouquinho mais de inspirações para vocês!

Para quem não sabe o que são e quais são as diferenças entre essas estruturas, calma! Eu explico! (não que isso vá fazer muita diferença na admiração e assimilação das inspiração, mas o blog também é cultura, né?!)

Para ententer, queria apresentar a vocês alguns elementos arquitetônicos estruturais básicos:

PILAR: Pilares são as estruturas VERTICAIS de sustentação, responsáveis por transferir as cargas recebidas à fundação.

COLUNA: Colunas também são pilares, têm a mesma função, mas possuem secção redonda! (então, sempre que vocês virem construções históricas, gregas, romanas… aquilo são colunas! Quando nos referimos às estruturas verticais de uma casa ou um prédio, dizemos pilares, ok?!)

VIGA: Vigas são estruturas HORIZONTAIS que ligam um pilar ao ouro, formando uma espécie de malha, responsáveis por transferir as cargas recebidas aos pilares.

LAJE: Lajes nada mais são do que o chão/teto. Ou seja, a laje é um plano onde as forças são aplicadas, sustentado por vigas que, por sua vez, são apoiadas em pilares.

Simples, né?!

À título de curiosidade, encontrei esse videozinho onde vocês podem entender bem como essas estruturas se relacionam entre si:

Pois bem… espero que tenham entendido e nunca se esqueçam! Agora vamos ao que realmente interessa!!

PERGOLADO: Pérgolas são vigas dispostas paralelamente, apoiadas ou ligadas em outras vigas (estas, estruturais), ou muros. A função dessas vigas deixa de ser estrutural e passa a ser a de controle de luz.

CARAMANCHÃO: Nada mais é que um pergolado quando utilizado em um jardim. Sua principal utilidade é servir de estrutura para o crescimento de vegetação (trepadeiras e eras)

Muitos dizem que existem diferenças obrigatórias de materiais, durabilidade e tamanho entre os dois, mas a verdade é que o que realmente os difere são as suas funções!

Mas, claro, isso não impede que tenhamos um pergolado com vegetação trepadeira em sua estrutura. E, mesmo sem vegetação, uma estrutura feita com bambus, com 1 metro de altura, não é um pergolado.

Vamos, então, às inspirações?!

Apesar das proporções, esta estrutura é um típico pergolado. Pérgolas apoiadas sobre as vigas, que são apoiadas nos pilares! Got it???

Aqui temos um caramanchão. Juro que acho lindíssimo, mas quando é tão cheio assim, sempre fico com a impressão que vai cair um bicho na minha cabeça, hahaha Foto: josé monge

Esse é um pergolado com toras de madeira, mas possui fechamento em madeira também para proporcionar sombra.

Esse é para quem gosta de coisas mais contemporâneas! Um pergolado em balanço (chamamos balanço quando a estrutura vertical não transfere cargas para outra estrutura na sua extremidade) E essa impressão "desafiando as leis da física" que torna o balanço tão legal =) É uma estrutura delicada de ser feita em madeira, pois ela tende a envergar se não for de boa qualidade e bem calculada. (o erro também pode ocorrer em estruturas de concreto, mas aí, ao invés de envergar, ela cisalha, ou seja, trinca)

Um pergolado branquinho, bem clean, coberto com policarbonato. Essa é uma opção para quem quer preservar a luminosidade, mas se proteger de intempéreis.

Mesmo com vegetação, é pergolado! Luz controlada na área da churrasqueira

Mais áreas de churrasqueira e refeições com pergolado. Junto com um deck em uma cobertura também fica divino, né?!

Um pergolado para área de vegetação "meia-sombra"... o uso associado de policarbonato também pode ser útil neste caso, a fim de criar uma espécie de estufa.

Um caramanchão lindíssimo! Estruturas extensas em comprimento, que ligam um local ao outro com vegetação são exemplos típicos de caramanchão.

Pergolado apoiado em colunas com referência ao classicismo.

Pergolado e rede! Combinação ótima!! 😉

Um caramanchão lindo, acho que o meu preferido do post!!

Mas que está numa disputa acirrada com este espacinho aqui (L)

E aqui uma estrutura com função bem parecida que, ao invés das pérgolas, possui um toldo!

E aproveitando a idéia de toldo, esaços com iluminação controlada e cobertura em policarbonato, uma varanda incrível Fonte: solostocks

Estrutura em alumínio, fechamento em vidro somente nas laterais e toldo retrátil. Perfeito para cidades mais frias.

Estrutura em alumínio, sem fechamento nas laterais.

E como os pergolados podem entrar no seu evento?

Simples!

Depois que recuperar o fôlego, comento, tá?

O legal das pérgolas nos eventos é que elas podem servir para pendurar o que você quiser!

Idéia linda que todo mundo conhece! =)

Tudo o que você quiser incluem LUZINHAS!! *-* Fonte: Ecletistas

Gostaram?!

Beijocas 😉

Vi

ps: 2 days and counting…!! \o\ |o| /o/

22 comentários

Filed under Decoração Inspiração

22 responses to “Decoração Inspiração – Pergolado e Caramanchão

  1. Cecilia

    Luzinhas *.*
    Amo demais!
    Juro q me apaixonei pelo ultimo!
    Oq vc acha sobre reproduzir um caramanchao com plantas e luzinhas indoor, é aconselhavel em um evento?

    • Catarina.

      Estou começando aconstruir num condomínio rural e o q eu mais sonho e chegar o final da obra. Pois percolados não podem faltar…… Me manda umas idéias….desde já agradeço …..

  2. Sim… 2!!!! Ai,ai…Que delícia!!!!

  3. O caramanchão da casa da minha mãe é a paixão do meu padrasto. Ele cuida como se fosse um filho!! é coberto com uma trepadeira e jasmim (que tem AQUELE cheio maravilhoso). Nada mais gostoso que em noites de verão jantar em baixo do caramanchão… com cheiro de jasmim!! Não vejo a hora de ter uma casa com quintal para fazer o meu!!

    Beijos Vi, até amanhã!

  4. Vi!!!!! Juro que AMO essas lindas estruturinhas!!! São charmosas demais, não são?!?!?!?! Pra descansar, pra comer, pra conversar…. ai ai (suspiros!)

  5. carmen

    Adorei todos!!! e estou louca pra fazer um na minha casa.
    Como faço para ter um orçamento e verificar qual tipo ficaria melhor no meu espaço?

  6. Ótimo post,
    Estou apaixonada pela flor da Jade Vermelha que é uma trepadeira e ficaria perfeita num caramanchão no quintal. Agora estou na fase de convencer o marido rsrsrsrsrs. Assim que terminar essa fase quero fazer logo o meu sonhado projeto 🙂
    Beijos

  7. Excelente projetos Virginia, belíssimos

    Eu construo essas estruturas aqui em São Paulo e imediações. Fiz um pergolado usando as vigas penduradas sobre a travessa superior, da um efeito de flutuação. Ficou muito legal.

  8. Daniel

    Olá, vc por acaso tem o contato de quem montou essa estrutura em alumínio com toldo horizontal, que aparece na 5ª e na 6ª fotos de baixo para cima?
    Obrigado.
    Daniel

  9. Priscila

    Vi….. ameiiiiii!
    Estou fazendo planos de um para o meu quintal, e com ceretza, tem festa de inauguração!

  10. Regina Schubert Vantil

    Que liiiindos! Como gostaria de fazer aqui na minha casa, tenho lugar, só falta idéias, parabéns por tantos caprichos. Deus te proteja e continue deixando eu ver coisas lindas.Parabéns e fraterno abraços Regina

  11. Lindooooo!!!
    Cada coisa show de bola, adorei.
    Parabéns pelo bom gosto.

  12. marco aurelio bello

    os pergolados são belíssimos.Parabéns 1

  13. ivanilde nascimento

    Ai meu Deus,que coisa mais linda, quero mto um desses no meu novo ap.!!!Apaixonei! Vavá

  14. valeria

    adorei as fotos… Otimas fontes de inspiraçoes para o meu projeto

    • Anónimo

      Sempre achei lindoo os caramanchões, ja fiz o meu entre a casa e a edicula que tem um bom espasso de um ladao tem jardim e do outro tambem jardim e o caramanchão no meio entre os jardins, agora vou plantar uvas que vai me dar sombra,frutos e beleza rsrsrs !!!!!!! Zeza

  15. Amei…Tudo o que eu precisava p a entrada da minha casa.

  16. Anónimo

    Amei as fotos parabéns pelo bom gosto.

  17. sonia

    amei amei,lindo vou fazer o terceiro na minha casa de praia,tenho o espaço perfeito,mas vou fazer a cobertura de bambu vai ficar lindo,obrigado pela idéia

  18. Anónimo

    Tudo isso é muito lindo e maravilhoso, como devo utilizar pergolados numa região que chove quatro vezes por semana ??

  19. Carmen Suzana

    Amei todos vou fazer um no meu sitio, vai ficar um espetaclo.

Comente aqui!