Brico – Aplicando seu próprio papel de parede

Promessa é dívida.

Faz um tempão que eu tô prometendo fazer um post sobre o meu escritório aqui, e até agora nada!

Pois bem, cá estou para mostrar um pouquinho para vocês, começando pelo papel de parede mapa mundi, meu xodózinho.

Alguns sabem, outros não, mas quando nos mudamos para Curitiba e compramos o nosso apartamento, eu me aventurei a aplicar sozinha meu papel de parede na sala, afinal, não tinha porque ser tão difícil assim:

E eis que descobri que era SIM super difícil, e ainda mais trabalhoso do que pensava, mas, também, que levava o maior jeito pra coisa!

Após alguns meses, resolvemos que era o momento de montarmos o escritório. Meu digníssimo marido disse que achava muito legal e queria ter um mapa na parede do escritório…

Como boa arquiteta que sou, hahahaha, convenci-o de que sua idéia era genial, mas com uma condição: Tinha que ser um mapa aplicado diretamente na parede e que ocupasse a parede toda!

Decidido: iríamos encontrar a imagem do mapa e imprimir em papel adesivo!

Em meio a algumas pesquisas e buscas pelo mapa ideal (que não podia ter oceanos azuis), encontramos um, da National Geographic, que era vendido como papel de parede.

Sem pensar duas vezes, maridón fez a compra e trouxe a bomba para mim: “Tá aqui ó, pode instalar!”

Depois dos muitos metros quadrados instalados na sala há alguns meses atrás, uma única parede no escritório parecia ser tranquilo… é, se não fosse um mapa, onde cada pedaço tinha que se encaixar um no outro, como um quebra-cabeças. Hahahaha!

Para quem quiser se aventurar também, vai precisar de:

Bom, vai precisar de cola, claro (eu comprei aquela cola em pó que prepara adicionando água ao pó); régua, esponja (e um recipiente com água), pano, estilete, rolinho de plástico, e um rodo (?), é, isso mesmo, um rodo… descobri que é muito mais fácil eliminar as bolhas usando um rodo do que aquele escovão próprio para a aplicação de papéis de parede.

 

Você começa preparando a parede, limpando-a com um pano e depois aplica uma camada de cola na parede toda (ela vai “secando” rapidamente, antes mesmo de vc aplicar o papel, não se preocupe)

Então, vc estica a folha de cabeça para baixo, no chão e passa a cola em toda a superfície, caprichando nas bordas.

Comece grudando na parede de cima para baixo, sempre com o auxílio do rodo. A técnica para ficar bem acabadinho é não deixar a parte que ainda vai ser colada encostada na parede… antes de passar o rodo, hahaha, segure-a (como na foto superior à direita) afastada da parede. Isso evita a formação de bolhas.

Alise o papel sempre de cima para baixo e do meio para as bordas. Ao chegar nas bordas, alguma cola vai vazar por detrás do papel, limpe-a com a esponja umidecida e finalize a limpeza com pano.

Depois que estiver colado, alise novamente todo o papel.

E retire as bolhas de cola que ainda sobraram com o rolinho de plástico, movendo-as para as bordas.

Finalize o acabamento com a régua e estilete nos rodapés e nas quinas de parede com parede e parede com teto.

Voilà!

 

Gostaram?? 😉

 

Se quiserem que eu poste mais fotinhos e detalhes da decoração do meu apartamento (tudo bem bricolagem, tá?! hahaha) avisa nos comentários que eu preparo um post bem lindo pra vocês!!

Beijos

Vi

 

58 comentários

Filed under Decoração Inspiração, Faça Você Mesmo

58 responses to “Brico – Aplicando seu próprio papel de parede

  1. Que lindo q ficou!!!
    E que moça prendada…hihihi

    Bj

  2. Uau! Com isso eu digo que você, além de ser mto prendada, é muito corajosa!!!…e o medo de estragar tdo? hehehehe
    Ficou lindo! Parabens!!!
    e…claro que quero fotinhos da casa 🙂

    beijocas!!!

    • Pior que eu não fiquei com medo mesmo… a cola é solúvel em água, então, se eu não desse conta, era só lavar a parede… e se manchasse: lixa e tinta!! 😉

  3. lindoooo
    opaaa… quero o post completo sim
    =]
    amei…
    acho que vou inventar um desses la em casa, onde conseguiram o mapa?
    beijos

    • Oi queridos!!

      Compramos no site da National Geographic, mas eles não entregam no Brasil =(

      No site dá para baixar a imagem do mapa em alta-resolução e daí pode imprimir em adesivo e do tamanho que for melhor!
      Nós levamos sorte que o papel de parede era na exata dimensão da nossa parede!
      bjoos

      • Michelly

        Por favor, vc poderia me passar o link para baixar o mapa? Não encontrei no site.
        Bjs e obrigada

  4. Adoreiii a idéia, + confesso que apesar de sempre inventar coisas diferentes para fazer em ksa, eu teho medo de colocar papel de parede sozinha, já tenho exp. em pintura de parede e já ta muito bom hehehe, + parabéns pelo trabalho, ficou muito lindo o mapa!
    Beijos! 😉

  5. Não que você seja, não é isoo… mas vc ficou tão pequenininha na frente desse mapão!!!! hahahaha.
    Total admiração por tamanha paciência, Vi!! Bravo, félicitations e claro… blooooogs!

    • Epppaaaaa! Eu, pequenina?? hahahahhaa… Vc pode, Tati, pq também me acompanha na altura avantajada!! hahahha

      • ilca maria de abreu

        adorei a ideia do mapa como papel parede, adoro viajar mundo afora e marcar no mapa o lugar de minhas andanças. Será que a gente consegue comprar n’outro lugar que ñ seja Brasil? Vou tentar pq a ideia é fascinante. E vc hein!!!Que trabalho lindo, parabéns. bjão de Fortaleza.

  6. Mari

    Que legal Vi! vc é mto prendada menina

    Eu não iria conseguir colocar acho que estragaria tudo haha

    Escreva mais cobre dicas de decoração diferentes pq é muito legal
    Bjão

  7. Daisy

    Que paciêêência….. Eu com a minha miopia e falta de jeito colaria a austrália na europa..rs

  8. Ingrid

    Vi, seu blog é o máximo!!

    Põe fotos do ape sim!!
    bjos

  9. LaReK

    Há muuuuuito tempo tenho esta ideia em mente, mas não temos escritório aqui em casa. Mas, na minha casinha novo, espero poder copiar a sua parede – que ficou DI-VI-NA!
    Um beijão, parabéns!

  10. Liza

    Eu definitivamente quero um desses no meu futuro escritório! Imagina que internacionalista não gosta de mapa né?
    Mas vou deixar uma profissional aplicar (Virgínia pleeeaaase, já anota aí na sua agenda de trabalhos para o futuro longínquo)!
    Beijocas

    • Hahaha… acho que eu tenho vocação pra internacionalista, entonces… adoro um mapa!! hehehe… bem que digo que deveria ter feito engenharia cartográfica!! hahaha

  11. Lú Chueire

    Lindo! Genial!

  12. Mariana H Tramontin

    Essa menina tem estilo até na bricolagem!!!! “Qué isso?!”
    Quando precisar eu vou é te chamar p me ajudar!!!! Eu não dou conta sozinha!
    Ficou linda sua parede!!!
    Bjao!!

  13. Sâmia Letícia

    Muito bacana!
    Eu tenho vontade de fazer plotagem nas paredes. Acho muito criativo e charmoso.
    Ficou d+!
    Parabéns!
    E eu quero ver maiiss!

  14. Flaviana

    O Arthur amou o mapa mundi na parede, deu a idéia de vc marcar cada lugar que visitou.
    Coisa que ele com certeza faria, já que a mulher dele ainda depende do teletransporte. hahahahaha

    • Flá!!! Estamos em sintonia! =)
      Nós pensamos numa maneira de colocar alguma espécie de cortiça para marcar…
      E até cogitamos pintar com aquela tinta magnética para pendurar ímãs, mas acabamos por deixar assim por enquanto!!!

  15. Mariana Carvalho

    Vi!
    Mais uma vez amei! Achei sensacional o resultado, sem falar é claro, na sua dedicação e dom para a arte! Seja ela de qual tipo for…=)
    Com certeza em algum momento usarei suas ideias fantásticas…hehehe
    Beijinhosss

  16. Lianara

    Lindo!! Perfeito, Vi!! Que talento, hein!!
    beijo

  17. fernanda

    Nossa Vi que mão de obra…..Mas ficou lindo!!! Acho que eu teria medo de estragar tanto o papel como a parede … hahahha

    Parabens!!!!

  18. ” Rûva” você é ainda mais prendada do que eimaginava!! ficou lindoooo
    e eu preciso te dizer que amo estes seus post com dicas de decoração e “faça vc mesma” viu??
    beijinhus**

  19. Magnifique ! Je veux le même !
    A quand la

  20. Lú Chueire

    Siiiim!
    (bem atrasada)
    Eu e o Henrique também pensamos em um mapa mundi, mas mais estilizado… achamos um adesivo de parede na verdade, mas ainda considerando a idéia.
    Beijos

  21. Lucia

    Ola, Virginia.

    parabens, ficou lindo. Estava procurando papel de parede de mapa mundi e achei seu blog. Genial a ideia, mas confesso que achei mto trabalhoso. Acho que por enqto, vou colocar um mapa na moldura, pequeno.
    Depois, me aventuro a colocar um parede toda!

    Lucia

  22. Bianca

    Ficou muito legal, você pode dizer onde/quanto comprou o papel de parede? 😀

  23. Pingback: Pra não se perder | Minha casa, minha cara

  24. Giselli

    Olá Virgínia,

    Amei o seu mapa! Estou a procura de um desses para a minha parede também….você pode me dizer onde conseguiu esse mapa?
    Preciso muito de um desses… 🙂 Tenho familia nos EUA, por isso fica mais fácil…
    Se possível, me envie as informações por email: gisellireis@gmail.com
    Obrigada e parabéns! Ficou muito lindo!

  25. Beatriz Leal Valle

    AMEI ESSA PAREDE COM O MAPA MUNDI.oNDE POSSO COMPRAR UM PAINEL DESSES?
    ATT, DÓIA

  26. Gisela

    nossa, muito lindo!! também queria informações de qual site foi comprado, estou a procura. Grata!

  27. No site da National Geographic, mas eles não entregam no Brasil =(

    No site dá para baixar a imagem do mapa em alta-resolução e daí pode imprimir em adesivo e do tamanho que for melhor!
    Nós levamos sorte que o papel de parede era na exata dimensão da nossa parede!
    bjoos

  28. Evelyn

    Ficou lindo, onde achou esse papel de parede? *-*

  29. luana

    Como voce baixou em alta resolucao?

    Noa estou conseguindo de jeito nenhum…

    Me sallllllva!!!!!!!!!!11

  30. Marcelo Porto Cavalcanti

    Olá! onde vc comprou este rolinho plástico?
    pode me enviar a resposta no meu e-mail?
    kib550@ig.com.br

    Obrigado,
    Marcelo.

  31. Paula

    Olá!

    Encontrei seu blog quando estava à procura de um papel de parede do mapa mundi. Adorei o que vocês fizeram!
    Só uma dúvida. Encontrei o mapa no site da National Geographic, mas não encontro onde posso baixá-lo em alta resolução como você informou. Pode me ajudar??

    Abraços,

    Paula

  32. Vanessa Alves

    Olá, Virgínia! Estou há um tempão procurando o meu tão sonhado papel de parede do mapa mundi, mas até hoje não encontrei. =(
    Gostaria de saber onde você comprou?!
    O site, se possível…
    Beijos

  33. Keyla Marcia

    Adorei! Era o que eu estava procurando para o quarto do meu filho. Gostaria de saber qual é este mapa (pois no site tem muitos parecidos), e, onde encontrou a foto para baixar?

    • O mapa que instalei na minha casa foi trazido dos EUA!!
      Comprei através do site da Nathional Geographic já como papel de parede (eles não entregam no brasil), mandei entregar em um hotel em NY, para onde fiz uma viagem e trouxe comigo: http://national-geographic.cafepress.com/art/s_maps

      Entrei hoje no site e vi que não tem mais a mesma imagem lá disponível, mas encontrei ela em outro site: http://www.ikarakorum.com/mapa-mural-del-mundo-politico-ng-estilo-antiguo-esp-p-3931.html

      Não conheço o site, nem sei como funciona a entrega. A imagem está em uma boa resolução, mas, ainda assim, não aconselharia imprimir para uma aplicação tão grande! (pelo que vi ali neste site espanhol, a imagem real teria 100x66cm, enquanto a do meu escritório possui 300x198cm

      Espero ter esclarecido e peço desculpas por não poder ajudar mais!

      Obrigada pela visita, pelo interesse no blog e pelo contato!

  34. Alexandre

    Corpão!

  35. Patricia

    Gostei do blogger u.u nunca tinha entrado entao moro numa city mo pequena e nao tem esses papel doido aii naooo tem que corre pra foraaa kkkkkkkkkkk APROPOZITOO EU ADOREI O SEU CABELOOOOO O.O Lindoooo

  36. Flávia

    Virginia,
    Sabe dizer como faz pra baixar a imagem em alta resolução? Nao vi no site essa opção. Grata, Flávia

  37. Lilian Seito

    Menina .. que graça viu!!! Fiz listras no meu quarto e estava me achando o máximo já … agora que vi o que VC FEZ … vc é máximo!!! Parabéns… =D

  38. Liliana

    estou há alguns meses procurando um papel de parede com mapa para colocar no meu escritorio também, Achei um lindo numa loja de decoração e materiamde construção, mas como meu dedinho é podrinho. Só escolho coisa cara rs. Queria saber onde comrprou esse???? Ficou muuuuuuuito bom

  39. Anónimo

    Oii, adorei o blog, parabéns pela criatividade!
    To iniciando meu blog, que inicialmente era pra ser só um trabalho da faculdade, mas tô curtindo muito, principalmente quando visito blogs como o seu!!!
    http://meucantinho.p.ht/
    Passa lá e me da um feedback.
    Obrigado;)

Comente aqui!